O Presidente da AEEFL Almir Gaspar, acompanhado do Diretor Financeiro da AEEFL, Manoel Geraldo Costa e do Diretor Jurídico da AENFER, Celso Paulo, estiveram em Brasília nos dias 11 e 12/06, onde agendaram diversas reuniões, tratando dos assuntos pertinentes aos interesses da Classe Ferroviária.
Foram recebidos no dia 11/06 pelo Diretor de Planejamento da VALEC, Engº Jair Galvão, colega ferroviário da antiga SR-1, Recife. A reunião foi muito proveitosa e o Engº Jair ficou de conversar com os demais Diretores da VALEC no sentido de realmente examinarem nossa perda salarial, que já passa dos 50%, bem como a criação de uma Comissão para que fosse examinada a possibilidade de equiparação salarial com os empregados da própria VALEC. Essas duas reivindicações constam da Pauta do Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014.
Na Câmara dos Deputados, fomos recebidos pelo nosso amigo e Representante da AEEFL em Brasília, Deputado Paulo Feijó. Através de seu Gabinete, conseguimos resgatar os membros da Frente Parlamentar das FERROVIAS. Com tal documento conversamos com vários Deputados que aceitaram participar da referida Frente e todos se colocaram à nossa disposição, dentre eles o Deputado e ex-Governador Anthony Garotinho, que, sem sombra de dúvidas é, no momento, um dos parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional. Nossa intenção é reformular o estatuto da Frente Parlamentar para que seu objetivo contemple não só a defesa das FERROVIAS, como também, a DEFESA DA CLASSE FERROVIÁRIA, inclusive, alterando seu nome para FRENTE PARLAMENTAR FERROVIÁRIA.
Juntamente com os Deputados Feijó e Garotinho conseguimos agendar uma Audiência com o Ministro dos Transportes, Engº Cesar Borges, para o dia 25/06, onde estarão presentes os Representantes das seguintes Entidades de Classe: FNTF, FAEF, AARFFSA, AENFER, SINDICATO DA LEOPOLDINA, MÚTUA DO RJ e AEEFL. Na Audiência serão tratados os assuntos pertinentes aos salários dos ferroviários da RFFSA e a situação da nossa Paridade, o que vem deixando a família ferroviária muito desprotegida pelas decisões que vem sendo adotadas pelo Ministério do Planejamento, frontalmente contra a lei.
O Deputado Garotinho levou-nos para uma reunião com o Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que muito gentilmente nos atendeu e se colocou à nossa disposição para lutarmos em defesa da Ferrovia e da Classe Ferroviária.