Prezados Colegas,
Sou Roberto Marzani, engenheiro aposentado pela Patrocinadora RFFSA, conhecido no meio ferroviário como MARZANI, estou concorrendo a uma vaga no Conselho Fiscal da REFER com o número 81.
QUAL É O OBJETIVO FUNDAMENTAL DA REFER?
Para o aposentado (assistido) é receber todo último dia útil do mês, seu beneficio suplementar, assim como no futuro, para o trabalhador (ativo), é também ter o direito de receber, o seu benefício suplementar.
A Fundação tem o compromisso de pagar os benefícios suplementares aos aposentados que são em numero maior do que os recursos que entram dos trabalhadores das Patrocinadoras.
Nossa REFER é um Fundo Maduro (com mais aposentados que trabalhadores), portanto, seu perfil de investimento deve ser CONSERVADOR.
A REFER é o último patrimônio dos Ferroviários e Metroviários. É uma conquista que não pode ser destruída, como foi o nosso Plano de Saúde – Plansfer.
Na REFER à iniciativa de empréstimos aos seus participantes, foi proposição do MARZANI junto a Diretoria Executiva, conseguindo que a Fundação CONCEDESSE EMPRÉSTIMOS aos Participantes Assistidos e Ativos em 2002, das Patrocinadoras com seus pagamentos em dia.
“ATA DA 253ª R COCUR, REALIZ”. 16 DE SETEMBRO DE 2002
Continuando a tratar de Assuntos Gerais O Conselheiro Marzani teceu comentários sobre o interesse dos participantes na abertura da carteira de empréstimos pela REFER, indagando como o assunto está. O Conselheiro Aloysio esclareceu que a REFER tem consciência da importância de se iniciar o processo de concessão de empréstimos não só pelo interesse dos participantes como também da própria Fundação uma vez que este segmento é um investimento atrativo. Entretanto ressaltou que há necessidade de se ter mecanismos que garantam o recebimento dos pagamentos mensais para o que estamos mantendo entendimentos com as patrocinadoras.
Diante desta situação o Conselheiro Aloysio informou que a REFER estudaria a possibilidade de se operacionalizar a carteira de empréstimo sem o envolvimento das patrocinadoras na operação do fluxo financeiro.”
Na REFER não havia salas exclusivas de reuniões para os Conselhos: Deliberativo e Fiscal usava a sala de reunião da Diretoria Executiva. MARZANI fez com uma proposta de alteração de layout, que foi prontamente aceita. Hoje os Conselhos e Diretoria Executiva podem se reunir com total independência, funcionalidade, conforto e sigilo nas dependências da REFER.
“ATA DA 279ª R ORD CODEL, REALIZ”. 08, 09 DE MARÇO DE 2004
Iniciando os trabalhos o Conselheiro Marzani pediu a palavra para discorrer sobre suas sugestões a respeito de um novo lay out da sala dos Conselhos (13ª andar), contidas na Proposição nº 002-04, transcrita a seguir: Proposição nº 002-04/Conselheiro do CODEL – Rio de Janeiro, 09 de março de 2004 – À Presidente do Conselho Deliberativo – Assunto: Modificação do Lay Out do 13º andar.
Propomos: Formalizar por memorando as sugestões do novo lay out para o 13º andar já apresentada ao Conselho e sugeridas informalmente ao DIPRE pelo conselheiro Marzani. “Atenciosamente – ROBERTO MARZANI – Conselheiro”. Debatido o assunto foi deliberado por unanimidade no CODEL o encaminhamento da sugestão para apreciação e manifestação do DIPRE.”
– Membro do Conselho Deliberativo da REFER por quatro anos consecutivos, MARZANI pela sua atuação dinâmica, foi reconhecido por seus pares e por representantes oficiais de classe como o conselheiro mais atuante.
“ATA DA 281ª R ORD CODEL, REALIZ”. 13 DE ABRIL DE 2004
Com relação à Ata 82 de Reunião do Comitê de Investimentos, o Conselheiro Roberto Marzani, apresentou a Proposição nº 005-04/Conselheiro do CODEL, transcrita abaixo, para ser instruída pela Diretoria Executiva, conforme determina o Art. 35, parágrafo único.
Proposição nº 005-04 / Conselheiro do CODEL – Rio de Janeiro, 13 de abril de 2004 – Ao Conselho Deliberativo – Assunto: Terceirização da Carteira de Ações. Senhoras e Senhores Conselheiro;
Propomos: Não terceirizar a Carteira de Renda Fixa e Variável da Refer, conforme já registrado na ata 271ª CODEL, realizada em 18/09/2003 “vedar qualquer operação de venda que envolva Títulos Públicos Federais, que modifique os critérios contábeis estabelecidos pela Fundação (marcação na curva), previstos na Resolução CGPC nº 4, de 30/01/2002, bem como vedar a transferência da administração interna da Carteira de Renda Variável e Fixa para terceiros”. Atenciosamente “- Roberto Marzani – Conselheiro do CODEL.”
Se não fosse por esta sua atuação no passado, hoje poderíamos estar sem receber o nosso suado benefício suplementar.
– Agora, no Conselho Fiscal, exercerá vigilância permanente nos recursos da REFER, garantidores da aposentadoria previdenciária. Para tanto, auxiliará à REFER na cobrança ao Governo Federal, através da Justiça o pagamento das dívidas da RFFSA e da CBTU e acompanhará com persistência a aplicação destes recursos financeiros em Bancos e Corretoras de primeira linha, para que o dinheiro não se perca em aplicações de risco.
– Como engenheiro aposentado da Patrocinadora RFFSA e com sua vida profissional transparente, sem qualquer mácula, sabe plenamente, quais os justos anseios dos trabalhadores Ferroviários e Metroviários. E com saúde e capacidade de trabalho, pretende agora, ao ser eleito CONSELHEIRO FISCAL, disponibilizar parte do tempo da sua aposentadoria para dedicar-se, com objetivo único de servir à Classe a que pertence, tanto respeita e muito lhe envaidece.
A REFER É DE TODOS NÓS.
DEFENDA ESTE SEU VALIOSO PATRIMÔNIO.
VOTE MARZANI 81
AJUDANDO-ME NESTA ELEIÇÃO, DIVULGANDO O
NOME MARZANI E NÚMERO 81 A TODOS SEUS
CONHECIDOS QUE SEJAM PARTICIPANTES DA REFER.
UM ABRAÇO A TODOS.
Email: marzani49@gmail.com
(32) 9119-5335 MG – RFFSA